RENASEM RIO 30 ANOS
“Retornemos à fonte”. Este é o tema do Renasem Rio, que este ano completa 30 anos de existência no Estado do Rio de Janeiro. O retiro para seminaristas, vocacionados e ordenados é organizado pelo Ministério para Seminaristas da RCCRJ. Acontece nesta semana dos dias 10 a 14 de julho. Na noite de ontem, segunda-feira (10), foi celebrada a Missa de abertura na Catedral de Nossa Senhora da Glória, no município de Valença – RJ. A celebração Eucarística foi presidida por Dom Nelson Francelino.
No final da tarde de ontem (10), membros da RCC Diocese de Valença, acolheram centenas de jovens vocacionados e seminaristas que vieram das diversas localidades e seminários do Regional Leste 1. Antes de iniciar a Missa, André Luiz , coord. Estadual do Ministério para Seminaristas, saudou a todos os presentes e conduziu um momento de oração clamando pelo Espírito Santo.
Concelebraram com Dom Nelson diversos sacerdotes, dentre eles: Pe. Fabio de Melo (Itaguaí); Pe. Eduardo (Itaguaí); Pe. Egídio (comunidade Canção Nova – Rio); Pe. Sérgio Luiz (Niterói); Pe. Cesár Lino (Nova Iguaçu); Pe. Roberto Januário (Nova Iguaçu); Pe. Hércules (São Paulo); e Pe. Edilson Barros (vigário da Catedral de Valença). Marcaram presença também, Luzinete Monsores, presidente do Conselho Diocesano da RCC Diocese de Valença, Itamar Andrade, coord. Diocesano do Ministério para Seminaristas, e diversos servos do movimento.
Em sua homilia, Dom Nelson animou os vocacionados e seminaristas a serem instrumentos nas mãos de Deus nestes tempos difíceis que o Estado do Rio de Janeiro tem enfrentado: “Que este seja um retiro de profundas interpelações a ponto de nos perguntar em qual direção Deus nos aponta, ou nos chama, para trabalharmos, ministrarmos, atuarmos, num Rio de Janeiro falido, não só economicamente, mas moralmente. A crise do nosso Rio de Janeiro que tem levado tantas pessoas ao desespero, tantos jovens a frustações quase que irreversíveis. Então, é neste cenário que nós vamos abrir o 30º Renasem Rio. E que seja um tempo de escuta, de se deixar interpelar profundamente pelo Senhor. Daquele que quer falar em nossa vocação, que quer redimensionar a nossa vocação. Ele espera de cada um vocês, jovens seminaristas, aquela mesma resposta do jovem Samuel: ‘Fala, Senhor, que teu servo escuta’”, partilhou o bispo.
“Que este Renasem 2017, ajude a cada um de vocês a construir uma comunidade de vida no interior dos seminários, no qual se treina para doar a vida com santidade e com disponibilidade. Tomando consciência que estamos numa viagem de esperança onde Deus é nossa origem e simultaneamente o nosso destino”.

Com essas palavras de motivação e pastoreio, o bispo encerrou a homilia rezando com os fiéis. No encerramento da Missa, o Sem. André recordou que o bispo participou do 1º Renasem Rio e em nome de todos homenageou-o, enfatizando o esforço e carinho que teve desde a preparação do retiro.
Após a Santa Missa, seguiram em procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas até a Chácara Maria Clara Pentagna, local onde acontece o retiro.
Fonte: RRC RJ
Comentários
Postar um comentário