FORMAÇÃO

Dom da sabedoria 

Catequese do Papa Francisco sobre o dom da Sabedoria 

Iniciamos hoje um ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. Vocês sabem que o Espírito Santo constitui a alma, a seiva vital da Igreja e de cada cristão: é o amor de Deus que faz do nosso coração a sua morada e entra em comunhão conosco. O Espírito Santo está sempre conosco, está sempre em nós, no nosso coração.
O próprio Espírito é “o dom de Deus” por excelência (cfr Jo 4, 10), é um presente de Deus e à sua volta comunica a quem o acolhe diversos dons espirituais. A Igreja identifica sete, número que simbolicamente diz plenitude, completude; são aqueles que se aprendem quando nos preparamos ao sacramento da Confirmação e que invocamos na antiga oração chamada “Sequência ao Espírito Santo”. Os dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus
1. O primeiro dom do Espírito Santo, segundo este elenco, é então a sabedoria. Mas não se trata simplesmente da sabedoria humana, que é fruto do conhecimento e da experiência. Na Bíblia conta-se que Salomão, no momento da sua coroação como rei de Israel, tinha pedido o dom da sabedoria (cfr 1 Re 3, 9). E a sabedoria é justamente isso: é a graça de poder ver cada coisa com os olhos de Deus. É simplesmente isso: é ver o mundo, ver as situações, as conjunturas, os problemas, tudo, com os olhos de Deus. Esta é a sabedoria. Algumas vezes vemos as coisas segundo o nosso prazer ou segundo a situação do nosso coração, com amor ou com ódio, com inveja… Não, estes não são os olhos de Deus. A sabedoria é aquilo que faz o Espírito Santo em nós a fim de que nós vejamos todas as coisas com os olhos de Deus. É este o dom da sabedoria.
2. E obviamente isto deriva da intimidade com Deus, da relação íntima que nós temos com Deus, da relação de filhos com o Pai. E o Espírito Santo, quando nós temos esta relação, nos dá o dom da sabedoria. Quando estamos em comunhão com o Senhor, é como se o Espírito Santo transfigurasse o nosso coração e o fizesse perceber todo o seu calor e a sua predileção.
3. O Espírito Santo torna ainda o cristão “sábio”. Isto, porém, não no sentido de que tem uma resposta para cada coisa, que sabe tudo, mas no sentido de que “sabe” de Deus, sabe como Deus age, conhece quando uma coisa é de Deus e quando não é de Deus; tem esta sabedoria que Deus dá aos nossos corações. O coração do homem sábio neste sentido tem o gosto e o sabor de Deus. E quão importante é que nas nossas comunidades haja cristãos assim! Tudo neles fala de Deus e se torna um sinal belo e vivo da sua presença e do seu amor. E isto é uma coisa que não podemos improvisar, que não podemos procurar por nós mesmos: é um dom que Deus faz àqueles que se tornam dóceis ao Espírito Santo. Nós temos dentro de nós, no nosso coração, o Espírito Santo; podemos escutá-Lo, podemos não escutá-Lo. Se nós escutamos o Espírito Santo, Ele nos ensina esta via da sabedoria, presenteia-nos com a sabedoria que é ver com os olhos de Deus, ouvir com os ouvidos de Deus, amar com o coração de Deus, julgar as coisas com o juízo de Deus. Esta é a sabedoria que nos dá o Espírito Santo e todos nós podemos tê-la. Somente devemos pedi-la ao Espírito Santo.
Pensem em uma mãe, em sua casa, com as crianças que, quando uma faz uma coisa, a outra pensa em outra, e a pobre mãe vai de um lado a outro, com os problemas das crianças. E quando as mães se cansam e gritam com as crianças, isto é sabedoria? Repreender as crianças – pergunto-vos – é sabedoria? O que vocês dizem: é sabedoria ou não? Não! Em vez disso, quando a mãe pega a criança e a repreende docemente e lhe diz: ‘Isto não se faz por isso…’ e lhe explica com tanta paciência, isto é sabedoria de Deus? Sim! É aquilo que nos dá o Espírito Santo na vida! Depois, no matrimônio, por exemplo, os dois esposos – o esposo e a esposa – brigam e depois não se olham ou se o fazem é com a cara amarrada: isto é sabedoria de Deus? Não! Em vez disso, se diz: ‘Bem, a tempestade passou, façamos as pazes’, e recomeçam a seguir adiante em paz: isto é sabedoria? [o povo: Sim!] Sim, este é o dom da sabedoria. Que esteja casa, que esteja com as crianças, que esteja com todos nós!
E isto não se aprende: isto é um presente do Espírito Santo. Por isto, devemos pedir ao Senhor que nos dê o Espírito Santo e nos dê o dom da sabedoria, daquela sabedoria de Deus que nos ensina a olhar com os olhos de Deus, a ouvir com o coração de Deus, a falar com as palavras de Deus. E assim, com esta sabedoria, vamos adiante, construímos a família, construímos a Igreja e todos nos santificamos. Peçamos hoje a graça da sabedoria. E peçamos à Nossa Senhora, que é a sede da sabedoria, este dom: que Ela nos dê esta graça. Obrigado!
Texto: Canção Nova 

Partilha do Padre Alexandre sobre o Dom da Sabedoria 







"Os Carismas e o grande Dom de Deus em favor da Igreja”

          Fomos alcançados por Deus! De alguma maneira fomos conquistados por Deus! De modo especial, através da Experiência de Pentecostes sentimos um novo vigor em nossas vocações, pois viver Pentecostes é retornar ao Cenáculo, é retornar ao Primeiro amor. Tal manifestação nos faz experimentar e vivenciar o derramamento do Dom de Deus sobre a Igreja, o Espírito Santo.  Depois de nove dias em oração, a pedido de Jesus, o Espírito da Promessa desceu sobre Maria e os Apóstolos em forma de línguas de fogo, de modo que ficaram cheios do Espírito e começaram a falar em línguas estranhas (cf. At 2, 1-4). Esta manifestação de Deus fez com que os Apóstolos saíssem daquele lugar, cheios de coragem, alegria, intrepidez e ousadia no Espírito. Uma nova força acompanhava a pregação deles, e sinais e prodígios confirmavam a ação de Deus no meio do povo, e assim homens e mulheres, judeus e pagãos, jovens e velhos recebiam o Batismo no Espírito Santo e tinham suas vidas transformadas pelo imenso amor de Deus. Deste modo, podemos dizer que foi e é sempre o Espírito Santo o protagonista de toda a evangelização (cf. Evangelii Nuntiandi, 75), capaz de nos atrair a Deus e nos unir aos irmãos, tornando-nos santos como o Senhor nos pede e deseja (cf. I Pd 1, 16). E isso acontece ainda hoje! Por isso, Deus nos escolheu!
          Assim, para edificar e santificar a Igreja e confirmar a Sua ação no meio de nós, de forma mais visível após Pentecostes, Deus nos concedeu graças especiais, que são os carismas do Espírito Santo, também denominados dons efusos do Espírito Santo. Os carismas são favores espirituais de Deus, dados gratuitamente para o bem dos outros. Através deles muitas pessoas tem uma experiência concreta com Deus e são alcançadas por Ele. Na Sagrada Escritura os carismas são apresentados explicitamente quando São Paulo nos diz: “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a , pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz”. (I Cor 12, 4-11). Para melhor compreendermos cada um destes dons, vale a pena destacarmos, de maneira resumida, a função de cada um deles.
          A Palavra de Sabedoria é o carisma que inspira o homem a saber como deve ser o seu comportamento em cada situação, especialmente quando deve resolver algum problema. Este dom atua no homem para que fale e aja inteligentemente em situações concretas de sua vida ou de sua comunidade, levando-o a decidir acertadamente segundo a vontade de Deus no dia-a-dia, no matrimônio, no trabalho etc.
          A Palavra de Ciência é o dom do Espírito que nos revela a origem de algo que nós enfrentamos. Através deste dom, Deus nos dá a graça de penetrar na raiz de um acontecimento, fato, situação ou estado de espírito. Assim, por meio deste aprofundamento interior podemos chegar ao diagnóstico de um problema espiritual, psicológico, físico ou social que precisa ser enfrentado, superado e curado, por exemplo.
          O terceiro carisma, chamado dom carismático da fé, é consequência do poder de Deus que move o homem a uma confiança íntima na ação de Deus. Essa confiança nos leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza nos propósitos assumidos.
          O carisma de cura é o dom da manifestação do Espírito Santo ou da intervenção de Deus sobre as enfermidades do corpo, da alma ou do espírito. Desta maneira, este carisma pode se apresentar em uma cura física, em uma cura interior ou em uma cura espiritual.
          O dom de milagre corresponde à ação do Espírito Santo que, para o bem de alguém, modifica o curso normal da natureza. O milagre é uma intervenção clara e sensível de Deus na vida ou na história das pessoas gerando assim curas ou acontecimentos extraordinários.
          O dom da profecia é carisma inspirado pelo Espírito Santo onde Deus revela ao homem quem Ele é e qual o seu plano ou desígnio de salvação para a comunidade visando a nossa conversão e a nossa intima união com Ele.
          Para nos preservar do mal, Deus nos concede o dom do discernimento dos espíritos que nos permite identificar o que procede de Deus e o que não procede Dele ou discernir qual o espírito está influenciando uma ação ou situação. Permite-nos, assim, compreender o que é de Deus, o que é do demônio ou o que é simplesmente humano.
          O dom de línguas é o carisma do Espírito Santo presente no relato do dia de Pentecostes (cf. At 2, 4). Por meio deste dom o próprio Deus ora em nós e por nós. O Espírito Santo sabe o que se passa no mais íntimo dos nossos corações e Ele sabe quais os desígnios de Deus para nós, então Ele ora em nós. Este dom se manifesta, sobretudo, quando oramos, louvamos, nos entregamos e nos rendemos a Deus ao ponto de não haver mais palavras para expressar nosso clamor e nosso louvor. Então o próprio Espírito vem e socorre nossa fraqueza, pois não sabemos pedir como convém, mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (cf. Rm 8, 26-27). Este dom pode se apresentar de dois modos por meio da xenoglassia ou da glossolalia. A xenoglassia corresponde ao fenômeno da pessoa falar outro idioma existente que ela não conhece ou nunca aprendeu. A glossolalia, por sua vez, corresponde a oração numa língua desconhecida e inexistente, no entanto divina e transcendente, onde não há uma conexão de palavras, mas sim sons ou gemidos inexprimíveis.
          Por sua vez, o dom da interpretação das línguas faz-se presente e necessário quando alguém fala em línguas, que é distinto de orar em línguas. O dom de línguas também se expressa através de “falar” em línguas, que significa proclamar uma mensagem de Deus, numa linguagem desconhecida, em nome de Deus para uma assembleia através de línguas estranhas. Neste caso faz-se necessário que alguém interprete e Deus, em sua bondade infinita, suscita este dom para que aja a edificação de todos.
          Estes carismas são dons de Deus para nós hoje! Devem ser pedidos e exercidos pela Igreja hoje! Por mais que sejam exercidos de maneira mais assídua por esta “corrente de graça” (Papa Francisco) que é a Renovação Carismática Católica, eles não são de nenhum modo exclusivos de um movimento ou espiritualidade específica, mas estão à disposição de toda a Igreja como um verdadeiro tesouro de graças experimentado durante toda a História da Igreja, especialmente pelos santos, homens e mulheres que viveram a vida segundo o Espírito Santo. Poderíamos elencar vários santos e santas de Deus que tiveram a experiência carismática, mas vale apena destacar alguns deles; como Santa Catarina de Alexandria (305) que possuía o dom da Palavra de Sabedoria, São Pacômio (348) que exercia o dom da profecia, Santo Ângelo (1185) que tinha o carisma de milagres, São Vicente Ferrer (1350) e São Francisco Xavier (1506) que possuíam o dom de línguas, São Francisco de Paula (1507) que servia os irmãos através do dom de cura, São João Bosco (1888) que tinha a graça do discernimento dos espíritos, da profecia e de milagres, São Pio de Pietrelcina (1968) que tinha o dom do discernimento dos espíritos, dom de cura, palavra de ciência entre outros dons. Muitos são os santos que tiveram a experiência com os carismas! Muitos também devem ser os cristãos que Deus deseja derramar estas graças!
          Que neste dia “o nosso coração seja como o cenáculo de Jerusalém” (Beata Elena Guerra), para que sejamos santificados pelo Espírito e enviados em missão por Ele, a fim de muitos voltem os seus corações também para Deus e tenham suas vidas transformadas por Ele! Creiamos e acreditemos que o Espírito Santo atua continuamente no Corpo de Cristo, que é a Igreja! E que possamos viver a santidade, a fraternidade e a missão em nosso chamado e clamar juntos: Vem Espírito Santo!".

Seminarista Thiago da Silva Nascimento
                     Coordenador do Renasem RJ
BIBLIOGRAFIA:
. Bíblia de Jerusalém
. Carismas. Renovação Carismática Católica do Brasil, Conselho Nacional. Aparecida, SP: Santuário, 1994. (Coleção Paulo Apóstolo)
. Cintra, Luiz Fernando.  Catecismo do Espírito Santo para adultos. Ed. Quadrante.
. Coleção sobre os carismas (A oração em línguas, Dons de Ciência e Sabedoria, o Dom da profecia, O Dom do Discernimento dos Espíritos, O dom de cura, Dons de fé e milagres).


Comentários

Postagens mais visitadas