26º RENASEM ESTADUAL RIO DE JANEIRO


Foi com muita alegria e com grande acolhida que o povo de Rio Bonito – a terra do avivamento perene –, acolheu mais de cinquenta seminaristas e vocacionados nos dias de 14 a 17 de novembro, declarando que lá estavam “os remidos, um povo resgatado e um povo arrependido”, e que lá, todos estes que participavam, ficaríamos “refinados como a prata no fogo, transformados pelo Espírito Santo”!
Tivemos como tema de nosso encontro a música da cantora Aline Brasil, CHUVA DE AVIVAMENTO. E como choveu um derramar do Espírito Santo em todos estes dias! Começou maravilhosamente bem com uma missa de abertura na noite do dia 17 que foi, para nós, momento de grande clamor, efusão e operação da graça de Deus. Ali o Senhor já preparava e abrasava os nossos corações pra tudo aquilo que ainda estava por vir. E como foi bom! O que começou muito bem foi ficando cada vez melhor, e quando pensávamos que não tinha como melhorar, o Espírito vinha e fazia novamente nova e única todas as coisas, todos os momentos!



Com a graça de Deus e essa inspiração do Espírito Santo, passamos dias em que realmente pudemos experimentar uma pura e constante chuva de avivamento, lá, em Rio Bonito, e aqui, em nossos corações, onde, literalmente, tem provocado uma enxurrada de emoções e renovação! “Nós podemos ver, podemos sentir”! Foi uma enxurrada que foi também invadindo a cidade do avivamento, trazendo novo ânimo e vigor pra todas as pessoas que fizeram e que contribuíram para o bom êxito desse nosso retiro.
Uma chuva de avivamento formativo também! Durante as manhãs e as tardes dos dias 15 e 16, tivemos a oportunidade de, carregados de uma profunda unção, sermos formados e doutrinados pelo Espírito no que tange ao avivamento de dons que Ele propunha para nós naqueles momentos. Foram diversas palestras sobre dons, carismas, virtudes, dom de línguas e de sua interpretação, o carisma da profecia, de fé, cura e milagres, do discernimento dos espíritos, carismas da palavra de ciência e sabedoria. Sim, amados! Com essa bagagem toda, e repletos da graça do Espírito Santo que pairou sobre nós, saímos de lá homens novos para um mundo novo! Ou melhor, seminaristas novos, renovados, para um clero novo, um clero avivado e que difunde o verdadeiro apostolado do Espírito Santo!
Essa chuva de avivamento veio sobre nós e nos faz dizer que, realmente, “toda a terra está cheia da graça de Deus!” Esta graça tem superabundado nossos corações. E isso tem, também, dentro muitos, um motivo muito especial. Nosso avivamento foi ‘fechado com chave de ouro’! Depois de uma missa dominical do fogo na matriz auxiliar de Rio Bonito, manhã do dia 17, tivemos nosso último momento ‘formativo’ na casa de retiro, que foi, talvez, o mais especial: momento mariano para, juntos de Maria, aprendermos e suplicarmos a vivência do verdadeiro e constante Pentecostes. Maria suplicava para nós naquele momento o Batismo no Espírito Santo e a ininterrupta intercessão por nós mesmos, pelos vocacionados, por todos os seminaristas, clero, pelas dioceses de nosso Estado, por nossos Bispos e pelo Santo Padre. Faltam palavras para descrever a sensação e a unicidade daquela ocasião. Maria é Maria! E Maria é a nossa Mãe, mãe dos padres, mãe dos avivados e Esposa fidedigna do Espírito Santo!
Maria, estamos aqui! “Somos milhões e somos milhares a adorar o cordeiro imolado, o leão da tribo de Judá”. Mãe, ensina-nos não somente a viver como escolhidos, mas também a suplicar e a clamar o “AVIVAMENTO, AVIVAMENTO! QUEREMOS O AVIVAMENTO!”  


Seminarista Willian Diniz 


















           
             




Comentários

Postagens mais visitadas